Selagem corta-fogo em shafts
A selagem corta-fogo de aberturas em paredes e pisos por onde passam os diversos elementos de edificação (cabos elétricos, cabos de telefonia, tubulações hidráulicas, bandejas metálicas com cabos elétricos e outros) devem atender às exigências da Instrução Técnica IT 09/2004 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (Compartimentação Horizontal e Vertical). O sistema de selagem corta-fogo utilizado pela Guarutherm Engenharia proporciona 2 horas de proteção ao fogo, atendendo a todas as situações encontradas na referida Instrução Técnica.


Selagem Corta-Fogo em instalações prediais
O fechamento do vão é feito com painéis de lã de rocha THERMAX PEM. Este produto resiste a temperaturas superiores a 1100 °C. Acima dos painéis de lã de rocha é aplicada uma camada de argamassa isolante especial, complementar na função de evitar a elevação da temperatura na face não exposta, bem como de evitar a passagem de gases quentes. Em vãos de grandes dimensões, com o objetivo de evitar acidentes, a selagem corta-fogo é apoiada em uma estrutura metálica de sustentação, situada abaixo da linha da selagem.

Selagem Corta-Fogo em centrais telefônicas
A foto ao lado mostra um dos sistemas homologados com resistência a 2 horas de fogo. O fechamento do vão é feito com painéis de lã de rocha THERMAX PEM. Acima dos painéis de lã de rocha é aplicada uma camada de argamassa isolante especial. Os cabos recebem pintura com tinta intumescente Metacaulk Cable Coating, em ambos os lados da selagem.